Edição Nº1738 - Candelária, Sexta-feira, 17 de Junho de 2011
Dinarte recebe projeto de inclusão digital
Por Redação
17/06/2011 11:07
Amâncio Sampaio: "projeto amplia as oportunidades"
A Philip Morris Brasil (PMB) e o Comitê para Democratização da Informática (CDI) inauguraram projetos de inclusão digital no Rio Grande do Sul. Os novos CDIs Comunidades, nas cidades de Candelária, Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, têm como objetivo promover o ensino de informática e cidadania para jovens. A iniciativa conta com a participação das prefeituras, do governo do Rio Grande do Sul, dos professores das comunidades e estagiários da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A meta é beneficiar 360 jovens nas três escolas em 2011.
Os CDIs Comunidades foram implantados na escola estadual Professor Dinarte, em Candelária, no colégio estadual Monte Alverne, em Santa Cruz do Sul, e na escola estadual Frederico Hannemann, em Vera Cruz. Todas tiveram seus laboratórios de informática modernizados, bem como receberam equipamentos doados pela PMB. As turmas têm no máximo 15 alunos, que escolhem os horários para as aulas - são duas aulas semanais, com duas horas de duração cada, durante 12 meses. Os alunos contam, também, com monitores que foram selecionados entre os alunos do curso de Informática da Unisc.
Os educadores foram capacitados pelo CDI a partir da sua metodologia dos cinco passos, baseada na filosofia do educador Paulo Freire para que cada educando faça um mergulho na sua realidade de forma a resgatar sua cidadania por meio da tecnologia. Na prática, os alunos vão dispor do ensino do uso de softwares e sua aplicação no desenvolvimento de trabalhos escolares, que envolvam temas ligados à comunidade, como gestão de propriedade agrícola, noções de finanças e administração, entre outros.
"Esse projeto amplia as oportunidades de aprendizagem e os horizontes de conhecimento destes jovens. Por meio da inclusão digital, esperamos contribuir para promover o desenvolvimento social das comunidades produtoras de tabaco e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino", afirma Amâncio Sampaio, presidente da Philip Morris Brasil.
Segundo o presidente do CDI, Rodrigo Baggio, os CDIs Comunidades visam estimular o exercício da cidadania e o desenvolvimento local de atividades sociais, ambientais e culturais, tendo como meio a inclusão digital. "Este projeto é um grande desafio para o CDI e estamos entusiamados em poder apoiar o programa de educação formal oferecido pelas escolas públicas. Mais uma vez a Philip Morris demonstra sensibilidade e comprometimento com os investimentos sociais. Estamos orgulhosos de participar deste projeto", explica.
O interior do Rio Grande do Sul é a segunda região a ser atendida pela parceria entre PMB e CDI que, no ano passado, promoveu a inauguração de três CDIs Comunidade nas cidades de Pernambuco e Paraíba. As unidades atendem centenas de jovens.
Sobre as empresas
A Philip Morris Brasil
A Philip Morris Brasil Ltda. emprega 2,7 mil pessoas no País. A empresa opera no Brasil desde 1975 e mantém grande parte de suas operações industriais em Santa Cruz do Sul (RS).
O CDI
Pioneiro na área de inclusão digital, o CDI é uma ONG, com sede no Brasil, e tem a missão de transformar vidas e fortalecer comunidades de baixa renda através do uso das tecnologias da informação e comunicação. Em 16 anos, o CDI usa a tecnologia como ferramenta para enfrentar a pobreza, estimular o empreendedorismo e a cidadania e já impactou mais de 1,3 milhão de vidas nos 13 países onde estão situadas suas 821 escolas, os CDIs Comunidade.